Cada pele difere e necessita de cuidados especiais. Com o passar dos anos, esses cuidados devem ser ainda mais intensos, devido a diversos fatores que podem prejudicar a saúde como poluição, exposição ao sol, maus hábitos alimentares e fumo.
Conforme nosso corpo vai envelhecendo, as marcas e sinais vão ficando cada vez mais evidentes.
Por esse motivo é muito importante começar os cuidados quanto antes, para diminuir as agressões na nossa pele e manter um rosto jovial e saudável.
Convidamos a Dra. e professora Simone Sattler, uma das maiores referências do país em Harmonização orofacial, para comentar sobre os procedimentos estéticos e cuidados, indicados para cada idade.
Dra. Sabemos que hoje é de suma importância realizar procedimentos estéticos e vamos por etapas.
Pacientes com 20 anos quais procedimentos indica?
Atualmente a prevenção está em alta. Procedimentos nesta fase podem se concentrar primariamente em cremes home care, muito protetor solar, limpeza e hidratação da pele.
Em certas faces, é indicado valorizar pontos de beleza com Preenchedores de ácido hialurônico e equilibrar as medidas faciais tornando-as mais harmônicas. O planejamento sempre é individual e características físicas específicas ditarão o que será necessário em cada situação. Muitos já têm indicação de prevenção de rugas com toxina botulínica nesta idade.
Com 30… quais são indicados?
Os cuidados podem ser agregados, ou seja, tudo que se faz a partir dos 20 deve ser mantido aos 30, e ainda acrescentar algumas terapias importantes. Recomendo incluir a partir dos 30 anos o uso de Bioestimuladores, ultrassom micro e macrofocado.
Os estudos científicos comprovam a diminuição da produção colagênica a partir dos 27 anos. Logo, a utilização de produtos como o ácido poli l láctico, a Hidroxiapatita de cálcio ou a policaprolactona, são excelentes indutores de colágeno e importantes para que a derme se mantenha jovem.
Outro tratamento premium é a toxina botulínica, evitando linhas e marcas de expressão.
E aos 40… quais são as melhores indicações?
Além de todas as relacionadas acima, nesta fase inicia-se a primeira grande queda! Há uma mudança no metabolismo celular e uma drástica redução na produção de colágeno e renovação celular. Começa a ficar evidente o afastamento e frouxidão dos coxins gordurosos faciais, com a aparência de rosto derretido e cansado.
Vários fatores devem ser avaliados a partir de então com muito mais acurácia. Esta década, (dos 40 aos 50 anos), geralmente é a principal nas mudanças hormonais. É preciso estar atento à modulação do organismo, equilibrando taxas, nutrindo, recuperando forças. A nutrição é importante para qualquer tratamento!
Para os tratamentos faciais, tanto os equipamentos a laser, radiofrequência, microagulhamento robótico, ultrassom, como peelings, Miomodulação com toxina botulínica, injetáveis para volumização e bioestímulo de colágeno, fios faciais e outros são requisitos que devem ser associados em planejamento individualizado conforme a necessidade de cada um. Os meus queridinhos são: ácido poli l láctico, fios faciais, ácido hialurônico e toxina botulínica.
Mas, uso todos os acima em planejamentos específicos. O importante é não restringir a um só tratamento. A associação é que trará os melhores resultados.
Aos 50… o que você recomenda?
Com certeza bioestimular é fundamental e agora elevar a face o máximo possível. Ultrassom microfocado seguido de Fios de PDO são uma escolha frequente e eficaz.
Mas, lembre-se de que todos os outros tratamentos podem ser necessários para o planejamento mais completo.
E aos 60 em diante o que é ideal!?
Continuar com os tratamentos já descritos, mantendo os cuidados sempre. É recomendado se pensar também em cirurgia plástica para remoção do excesso de pele e gordura submentoniana (papada), que fica ainda mais evidente nesta década.
Importante ressaltar que um procedimento não anula o outro, sempre em consultório será trabalhada a associação de tratamento indicada para cada caso.