ProteAuto Alerta: Investimentos altos revelam vulnerabilidade das plataformas de fretes

Publicado em

Quando plataformas de fretes anunciam investimentos altos em segurança, é um sinal de que a vulnerabilidade existe; proteja-se contra os golpes de fretes falsos e garanta sua segurança nas estradas

O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios para o setor de transporte e logística, tornando mais eficiente a comunicação entre motoristas e embarcadores. No entanto, com a crescente popularidade das plataformas de fretes online, também surgiram oportunidades para criminosos que utilizam essas ferramentas para criar fretes falsos e roubar caminhões.

A Proteauto é uma Associação de Proteção Veicular com o objetivo de reunir pessoas idôneas e comprometidas em proteger-se mutuamente dos eventuais prejuízos inesperados advindos de sinistros em seus veículos, oferece orientações e informando como os criminosos exploram a situação para cometer esses golpes. São dicas fundamentais sobre como os caminhoneiros e transportadoras podem se proteger contra essas ameaças e evitar prejuízos.

Imagem9 Egobrazil

As plataformas de transporte são amplamente utilizadas no Brasil para a oferta e busca de cargas. No entanto, sua popularidade também as tornaram alvos para criminosos que se passam por embarcadores legítimos e criam fretes falsos. A seguir, um exemplo de golpe mais comum noticiado pela imprensa. A FETRANCESC (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina) divulgou o golpe que três caminhoneiros sofreram no último final de semana em Joinville, Norte de Santa Catarina. O depoimento a seguir comprova que a situação tem se tornado frequente.

Um dos motoristas aceitou a carga, depois ele colocou a placa do caminhão e foi até o local do carregamento indicado pelo aplicativo. No local, uma pessoa confirmou se realmente era o motorista e com a confirmação pediu os documentos para realizar a carta frete. No momento em que o motorista ia descer do caminhão, outro homem chegou armado e pediu que ele entrasse em outro carro e o homem armado entrou no caminhão e sumiu com o veículo.

Esses golpes podem assumir várias formas, incluindo:

  1. ofertas irresistíveis: bandidos oferecem fretes com tarifas excepcionalmente altas, atraindo motoristas com a promessa de grandes ganhos.
  2. documentação falsa: os criminosos podem fornecer documentos falsificados que parecem autênticos, mas que, na verdade, não representam uma carga real.
  3. divulgação enganosa: usando perfis falsos, os golpistas podem se comunicar com motoristas de forma convincente, enganando-os sobre a legitimidade da carga.
  4. sequestros e roubo: em casos mais extremos, criminosos podem sequestrar os motoristas para tirar dinheiro ou até mesmo roubar seus caminhões após a aceitação de um falso fretes
  5. Imagem11 Egobrazil

Como se proteger contra golpes de fretes falsos a segurança dos motoristas é uma prioridade, e é essencial tomar medidas para evitar cair em golpes de fretes falsos. Aqui estão algumas orientações valiosas:

  1. verifique a credibilidade do embarcador: antes de aceitar qualquer frete, verifique a reputação e a autenticidade do embarcador. Procure avaliações e histórico na plataforma.
  2. confirme a documentação: exija documentos autênticos da carga e do embarcador. Certifique-se de que a papelada seja legítima e consistente.
  3. comunique-se com cuidado: esteja atento a qualquer comunicação suspeita ou solicitações de informações pessoais excessivas. Use os canais de comunicação interna da plataforma sempre que possível.
  4. encontro seguro: combine o local de encontro em locais públicos e bem iluminados. Evite lugares remotos ou desconhecidos.
  5. compartilhe sua localização: utilize aplicativos de rastreamento de GPS para que familiares ou colegas possam monitorar sua localização durante a viagem.
  6. denuncie atividades suspeitas: se suspeitar de um frete falso ou de atividades criminosas, denuncie imediatamente à plataforma e às autoridades locais.
  7. desconfie de valores muito diferentes do mercado.

Além disso, é necessário contar com uma proteção de confiança para o seu caminhão, caso ele seja alvo de criminosos. Se os bandidos levarem o seu bem, ele pode ser rastreado em tempo real, e caso não seja recuperado, a proteção cobre o valor do seu bem protegido, realizando o pagamento em forma de indenização. Dessa maneira, você terá seu patrimônio recuperado e poderá voltar a trabalhar normalmente caso esse golpe aconteça com você.

Enquanto as plataformas online de fretes trazem muitas vantagens para motoristas e embarcadores, também apresentam riscos devido à presença de criminosos que se aproveitam da tecnologia. A chave para evitar prejuízos é a prevenção e a adoção de medidas de segurança rigorosas, como fazer a proteção do seu bem e se atentar a todas as outras dicas referidas acima. Ao seguir as dicas mencionadas, os motoristas podem proteger-se contra golpes de fretes falsos e garantir sua segurança nas estradas.

A seguir, um exemplo de golpe mais comum noticiado pela imprensa. A FETRANCESC (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina) divulgou o golpe que três caminhoneiros sofreram no último final de semana em Joinville, Norte de Santa Catarina. O depoimento a seguir comprova que a situação tem se tornado frequente.

Um dos motoristas aceitou a carga, depois ele colocou a placa do caminhão e foi até o local do carregamento indicado pelo aplicativo. No local, uma pessoa confirmou se realmente era o motorista e com a confirmação pediu os documentos para realizar a carta frete. No momento em que o motorista ia descer do caminhão, outro homem chegou armado e pediu que ele entrasse em outro carro e o homem armado entrou no caminhão e sumiu com o veículo.

Imagem12 Egobrazil

Na internet, as empresas à frente das plataformas, admite que a vulnerabilidade. Prova disso é a divulgação de investimentos em segurança nessa área. Algumas falam em investimento de R$ 30 milhões, o que prova que os golpes são fontes de prejuízos ao transportador.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<