Lojas virtuais precisam facilitar a experiência do consumidor
Abrir uma loja online ou estender as operações do estabelecimento físico para o ambiente digital é um passo importante para se estabilizar no mercado diante das novas necessidades impostas pela economia. No entanto, a presença virtual precisa ser otimizada para que o e-commerce, de fato, prospere.
“Estar na internet não é tudo. O ambiente digital é muito competitivo. Por isso, as empresas precisam adotar estratégias eficientes de venda”, afirma Igor Business, referência em negócios digitais.
Segundo o especialista, que conta com mais de 620 mil seguidores no Instagram, as lojas online precisam facilitar a experiência de compra do consumidor.
Confira, a seguir, três dicas de Igor Business para potencializar os seus negócios no mundo virtual.
Facilite as vendas por dispositivos móveis
Atualmente, o consumidor utiliza muito aplicativos móveis ou o navegador do celular para visitar lojas online. Portanto, é importante facilitar a venda por meio desses canais. Antes, após pesquisas no celular, as compras eram finalizadas em computadores. Hoje, não é mais assim. Dessa forma, vale considerar criar um aplicativo para smartphone ou, no mínimo, otimizar o site para dispositivos móveis, sempre facilitando as opções de venda.
Ofereça uma experiência omnichannel
Omnichannel, em resumo, trata-se de uma estratégia que utiliza vários canais de comunicação para aproximar o consumidor da loja online, com o objetivo de melhorar a experiência de compra. Sendo assim, o e-commerce deve ampliar a sua presença on-line e, se possível, utilizar pontos físicos de relacionamento com o consumidor. Um exemplo disso é quando o cliente faz a compra pela internet e retira o produto em uma loja física. No fim, isso tudo serve para ampliar a forma de interagir com o potencial cliente.
Revise os procedimentos do carrinho de compras
Muitas lojas digitais deixam de vender no último instante. É comum o consumidor não concluir a compra mesmo já tendo escolhido os produtos. Isso se chama “abandono do carrinho de compras”. O empreendedor, diante disso, deve se perguntar o que faz com que o cliente não finalize a transação. Em geral, o abandono do carrinho se deve ao processo de finalização ser muito complicado, à necessidade de fazer um cadastro extenso, ao checkout confuso ou a erros no aplicativo da loja. Portanto, facilite ao máximo a conclusão da compra para não perder clientes.