Criado em 1984, o Brazilian Day é hoje um dos maiores festivais de música da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Com o passar do tempo, a festa cresceu e mudou-se para New Jersey 25 minutos de Manhattan NYC, onde hoje conta com a impecável organização do produtor artístico Ricardo Vieira.
Em conversa com a nossa reportagem, Vieira falou que foi Convidado pelo CEO do Brazilian Day José Moreira para este “desafio” produzir um evento que costuma receber cerca de 100 mil convidados por ano.
“Todos os anos é feito uma pesquisa para saber quais atrações o público quer ver no Brazilian Day. O desafio é conseguir alinhar a agenda destes artistas com a agenda do evento, já temos uma distância considerada e a logística para isso não é fácil não”, contou.
“Muita gente não sabe, mas o trabalho começa seis meses antes, mas é muito gratificante quando sentimos o retorno do público vibrando com os shows e atrações”, acrescentou.
Nesta edição, a 31ª, que aconteceu nos dias 2 e 3 de setembro, o festival celebrou a Independência do Brasil e também a cultura e tradições brasileiras, recebendo como convidada especial a eterna globeleza Valéria Valenssa. No palco, Psirico, Gustavo Moura & Rafael, Naldo Benny agitaram uma legião de foliões.
O evento também contou com atividades para crianças, exposição e venda de artesanatos, parque de diversão infantil e um concurso da melhor passista brasileira nos EUA. Com cerca de mais de 100 mil participantes o Brazilian Day Newark é o maior encontro de brasileiros nos Estados Unidos e com certeza o maior fora do Brasil.
Em tempo, vale lembrar que o festival é um evento gratuito e aberto com opções de diversão para toda família e de qualquer diversidade. O Brazilian Day só é possível pelas parcerias com a Prefeitura de Newark, Consulado Brasileiro de Nova York, o Grupo Casa Nova, a ONG Mantena Global, assim como os empresários e comunidade brasileira da região.