Saiba como ajudar crianças a ler e escrever

Publicado em

Atividades com frases, caderno de caligrafia para imprimir… Confira neste artigo essas e outras dicas para ajudar as crianças a ler e escrever.

A escrita está associada à leitura desde o início de sua aprendizagem. O fato é que escrever palavras é um passo fundamental para ler bem.

A escrita ajuda as crianças a aprender as letras e a reconhecê-las, a diferenciar uma da outra e a identificá-las. E com isso, elas podem aprender a ler.

<

Inclusive, quando letras e palavras são escritas à mão, melhores resultados são obtidos, do que se fossem escritas em um teclado.

A razão é porque as representações motoras no ato de escrever (os traços), usando atividades de Caligrafia, se conectam às representações de sua forma armazenadas no cérebro.

Portanto, quando as crianças escrevem, tendem a lembrar melhor a ortografia de uma palavra, porque a ativa melhor em suas mentes.

Além disso, as habilidades de escrita adquiridas com a ajuda de um caderno de caligrafia para imprimir, também pode ajudar as crianças a entenderem melhor o que leem.

Então para ajudar a criançada a escrever corretamente, confira nossas dicas a seguir:

<

A importância da leitura e da escrita

A linguagem, além de ser o mecanismo pelo qual as pessoas se comunicam e transmitem conhecimentos, ideias e opiniões, é um dos instrumentos mais importantes para toda criança no processo de conhecer o mundo ao seu redor, e estabelecer suas primeiras relações de afeto.

Nesse contexto, a leitura e a escrita, como ferramentas de linguagem, ensinadas por meio de Atividades com Frases e Atividades de Caligrafia, tornam-se a fórmula perfeita para aumentar a aprendizagem e o desenvolvimento em geral.

Iniciar o ensino da leitura e escrita na infância vai além de ser capaz de compreender os textos, mas pode ser importante também para:

  1. Melhorar e desenvolver o pensamento e a linguagem;
  2. Favorecer a inteligência da criança;
  3. Melhora o seu raciocínio;
  4. Promover a empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros;
  5. Melhorar o autoconceito;
  6. Otimizar a aprendizagem e o desempenho escolar.

Portanto, a leitura e a escrita permitem que a criança acelere a comunicação, a transmissão de mensagens, ideias, opiniões e compreensão entre as pessoas. Escrever pode ajudá-las a moldar suas ideias e opiniões.

Ensine a escrita para que as crianças leiam melhor

A prática da escrita melhora a leitura, assim como a prática da leitura também treina a escrita.

Mesmo assim, a influência da escrita na leitura é muito maior. Sabe-se que a generalização da escrita para a leitura é completa ou quase, o que não ocorre no caso da leitura para a escrita.

Essa é uma razão que deve ser levada em conta para que no ensino da leitura também a escrita ocupe um lugar muito importante.

Na realidade, não faz sentido separar um aprendizado do outro. A ideia de que a leitura deve ser priorizada baseia-se na convicção de que a leitura é mais útil e mais fácil de aprender do que a escrita.

É certamente mais fácil. Quanto ao mais útil, é duvidoso que se possa distinguir entre duas habilidades indispensáveis.

De qualquer forma, o que essa ideia não leva em conta é a assistência mútua que ambos dão, especialmente, a contribuição que a escrita dá no pleno desenvolvimento da capacidade de leitura.

Aqueles que escrevem muito devagar, porque têm dificuldade em lembrar detalhes ortográficos ou porque têm que gastar muito esforço no ato de escrever, geralmente esquecem a construção precisa das frases, ou mesmo o que querem escrever.

O aluno que sai do ensino fundamental sem ter conseguido escrever com agilidade e rapidez adequadas terá muitas dificuldades para fazer anotações em sala de aula nos cursos e ciclos mais avançados.

Por isso, é muito importante usar ferramentas como caderno de caligrafia para imprimir e alfabeto cursivo maiúsculo (e minúsculo), para treinar essas habilidades.

3 dicas de atividades para ensinar as crianças a escrever

Como o ensino da escrita pode levar a dores de cabeça tanto Pais, bem como professores, uma vez que não é fácil, é necessário implementar certos truques e estratégias, e combiná-los com atividades atraentes que promovam o interesse pela linguagem escrita.

Além de precisar de perseverança e paciência para alcançar resultados satisfatórios.

Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente antes de aprender a ensinar a leitura e escrita, é nunca forçar o aprendizado.

Desta forma, você só causará bloqueios e resistência nas crianças, impedindo-as de aceitar o ensino e recusando-se a realizar atividades futuras relacionadas à escrita.

Vamos mostrar algumas atividades que podem ser úteis para ensinar as crianças a lerem e escrever sem que seja um processo tedioso e chato para elas.

Atividades com frases

As atividades com frases são muito importantes para que os pequeninos aprendam e compreendam como funcionam as estrutura das palavras.

Ou seja, é essencial para que as crianças comecem a aprender o sistema de ordenação das palavras, e como se deve fazer a organização em orações.

Dessa maneira, as atividades com frases para alfabetização podem ajudar os alunos a fazer as primeiras associações de leitura e escrita.

Além disso, outro benefício das atividades com frases é que elas podem ajudar na memorização da escrita das palavras, já que o exercício é escrevê-las.

Você pode encontrar as atividades com frases no blog Mestre do Saber. Elas são bem coloridas para despertar o interesse das crianças, e são bem divertidas, já que na atividade uma das palavras é trocada por um desenho, para que a criança o associe com a escrita do nome, e então o escreva.

Atividades de caligrafia para imprimir

Imerso no atual presente tecnológico, o teclado tornou-se o substituto da caneta e do papel.

No entanto, o tempo investido em aprender caligrafia durante os primeiros anos tem valor futuro. Saber escrever bem ajudará no desenvolvimento acadêmico dos pequenos.

Isso porque não apenas serve para aprender a escrever, mas também é uma ferramenta para o desenvolvimento motor fino da criança.

Nesse sentido, a importância das atividades de caligrafia é inquestionável. É um complemento essencial na integração de processos e sistemas de aprendizagem: processamento da fala e da linguagem, sistema auditivo, sistema motor fino e percepção visual.

A caligrafia ajuda no reconhecimento visual e no aprendizado de letras. As crianças que praticam caligrafia mostram maior atividade cerebral do que aquelas que usam teclados.

A experiência de escrever manualmente permite que as crianças reconheçam as propriedades das letras, o que contribui para o desenvolvimento de uma boa compreensão de leitura.

Uma dica boa é fazer o uso do Caderno de Caligrafia para Imprimir disponível no blog Mestre do Saber, eles são bem eficazes e práticos, prontos para serem impressos e utilizados.

Alfabeto Cursivo Maiúsculo

Para ser capaz de executar o ensino da escrita de forma eficaz, não só você deve ensinar como as letras são escritas, mas também deve ensinar a diferenciação entre maiúsculas, minúsculas e como elas devem ser usadas.

Inclusive, apesar das vantagens que oferece, os educadores têm notado que o alfabeto cursivo maiúsculo, assim como o minúsculo, vem caindo em desuso. Por isso, acabou ganhando certo destaque e atenção nos últimos tempos.

E mesmo que a tecnologia esteja em alta, e muitos jovens não deem tanta atenção para a escrita, por fazerem o uso de computadores e celular, o ensino do alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo, também é essencial no processo de alfabetização, sendo importante dentro e fora da escola.

Nesse sentido, alguns dos benefícios do alfabeto cursivo para os alunos são maior velocidade para escrever, melhoramento da coordenação motora fina, maior retenção do conteúdo estudado, e maior concentração e foco.

Portanto, para que o ensino da leitura e escrita sejam completos utilize o alfabeto cursivo maiúsculo do blog Mestre do Saber.

Tenha acesso a centenas de atividades de alfabetização infantil no blog Mestre do Saber

O Blog Mestre do Saber – Atividades de Alfabetização é o lugar ideal para pais e professores que desejam atividades de alfabetização para ensinarem as crianças a ler e escrever.

Eles disponibilizam mensalmente dezenas de atividades para auxiliarem pais e professores no incrível e desafiador processo de alfabetização.

O intuito do blog é ajudar os educadores a acelerar a alfabetização, já que as atividades já estão prontas para serem baixadas, e são feitas para serem usadas como uma forma eficaz de ensino, seja em sala de aula, em casa, ou simplesmente como atividades de reforço escolar.

Portanto, não perca tempo e acesse agora mesmo o Blog Mestre do Saber para ter acesso a todo o acervo de ensino disponível.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<