Pelas redes sociais, a influenciadora fitness Ravena Hanniely, 23 anos, criticou o termo “midsize”, sugerindo que sua utilização é uma forma de suavizar as questões relacionadas à obesidade. De maneira geral, midsize significa “tamanho médio”, geralmente em numerações do 44 e 50/52. “São pessoas gordas, isso é eufemismo”, afirmou ela.
A discussão em torno do termo “midsize” tem ganhado destaque nos últimos tempos, especialmente nas redes sociais e na indústria da moda, onde tem sido utilizado para descrever corpos que não se encaixam nos padrões tradicionais de magreza, mas também não se enquadram na categoria de obesidade. A pessoa que leva o crédito pela popularização desse termo é a humorista Amy Schumer, quando ela disse que não se sentia representada na moda padrão, ou seja, magra, e nem na moda plus size, para grandes mulheres.
+ ‘Inverno Encantado’ começa neste sábado na Vila Don Patto em São Roque
No entanto, Ravena diz não acreditar nessa definição, argumentando que o termo é uma tentativa inadequada de evitar o uso direto da palavra “gordo” ou “obeso”. “Chamar alguém de ‘midsize’ não muda o fato de que estão acima do peso”, enfatizou.
“Não podemos fugir da realidade com palavras bonitas. A indústria da moda adora usar o termo ‘midsize’ para fingir que está abraçando a diversidade, mas eu acredito que é apenas uma fachada. Rotular alguém ou se rotular como ‘midsize’ é como dizer que estão quase aceitáveis, mas não o suficiente. Enquanto continuarmos romantizando termos para evitar confrontar a obesidade, nunca vamos conseguir resolver o problema real”, disse a influenciadora fitness.
Segundo ela, “ao invés de criar novas categorias para descrever corpos, devemos promover a aceitação de todas as formas, sem rotulá-las para amenizar seu impacto, já que você continua acima do peso”.