Sargento José Câmara, de Policial Militar a escritor de livros didáticos

Publicado em

Policial Militar de carreira e professor de Artes Visuais, Pós-graduado. Em seu novo livro: Colégio Militar Profissão professor trás uma nova visão sobre os Policias Militares de carreira que também tem como função instruir novos alunos nas escolas Militares.

O presente trabalho buscou compreender a educação dos alunos policiais no colégio Militar da PMDF a partir da análise da formação continuada oferecida pela Polícia Militar do Distrito Federal. Sendo apresentadas as concepções de educação no meio policial, sob o enfoque da segurança pública, leis pertinentes, bem como resultados de pesquisas realizadas cujo objetivo era comprovar a eficácia dos cursos oferecidos aos policiais militares do Distrito Federal. Também será apresentada a visão que o próprio professor, civil ou militar, tem desse processo educacional e de seu aluno policial, assim como será abordada a visão que o aluno policial tem dos cursos de formação que lhe são oferecidos sob o enfoque da hierarquia de patentes entre alunos e instrutores. Esta monografia visou apresentar uma visão crítica da educação policial, a qual explora desde as teorias e concepções utilizadas até a análise feita por cada envolvido no processo professor e aluno policial.

Observando-se o cenário de desenvolvimento mundial, não é difícil constatar que a educação tem um papel imprescindível na dinâmica das sociedades. No Brasil, tal situação não é diferente, investir em educação é, sem dúvida, a melhor resposta para todos os problemas que enfrenta a sociedade, não apenas os de ordem econômica, mas também no combate à violência que tem crescido de forma alarmante no território nacional e no resto do mundo. Devem-se educar, principalmente, crianças e adolescentes para evitar que entrem para o mundo do crime, diminuindo, assim, o número de presídios e aumentando-se, consequentemente, o número de escolas.

<

No entanto, esta não é a única ação necessária. Também é imprescindível que se instruam os agentes de polícia, nas suas mais diferentes esferas, para que possam, não somente reprimir condutas, mas também compreender o processo no qual estão inseridos. Constata-se, felizmente, que, nos últimos tempos, no Brasil e no mundo, tem-se observado o esforço de autoridades em investir no processo formativo do policial.

Sargento José Câmara, de Policial Militar a escritor de livros didáticos - Foto: Divulgação
Sargento José Câmara, de Policial Militar a escritor de livros didáticos – Foto: Divulgação

Desta forma, os próprios órgãos policiais têm disponibilizado diversas formações a seus agentes para nutri-los de todo o conhecimento possível e necessário para a execução de seu trabalho. No entanto, há peculiaridades deste ensino que devem ser devidamente estudadas e analisadas, bem como reflexões devem ser feitas no sentido de se compreender como esse processo formativo contribui para a execução e melhoria da segurança pública brasileira.

Ressalta-se, porém, que o processo formativo do profissional policial passou por fases bastante distintas, saindo de um modelo tradicional, cujo enfoque encontrava-se em questões legalistas e no policial cuja função dá ênfase no combate ao crime, para um modelo inovador que abre outras finalidades para o trabalho destes profissionais, levando-os a refletir sobre seu papel como agentes do Estado, sua profissão e a instituição a qual integram.

Sendo assim, no decorrer deste trabalho, buscou-se respostas para os seguintes questionamentos: como tem sido feita e quais os objetivos a serem alcançados na formação continuada do policial militar? Essa formação continuada de fato contribui para a melhoria dos serviços prestados pela corporação à sociedade que se encerram em servir e proteger os cidadãos? Há uma necessidade de reestruturação dessa formação visando alterar a dinâmica político-pedagógica que esta orienta, ensejando uma rediscussão das políticas educacionais e programas destinados à atualização dos policiais militares? Há eficácia em todo o processo de formação deste profissional, no sentido de tornar-lhe plenamente apto a exercer suas funções para promover a ordem e a paz sociais? E, finalmente, há alguma disparidade no tratamento de instrutores devido a suas patentes?

Sargento José Câmara, de Policial Militar a escritor de livros didáticos - Foto: Divulgação
Sargento José Câmara, de Policial Militar a escritor de livros didáticos – Foto: Divulgação

Os questionamentos acima apresentados não foram fáceis de serem respondidos, uma vez que dependem de diversos fatores, inclusive econômicos, políticos e organizacionais para a concreta efetivação de uma discussão que também perpassa pelo campo sindical, levando-se em conta que os profissionais policiais também têm o direito de se posicionar a respeito de reformas ou propostas de reformulação de seu plano de carreira. No entanto, está pesquisa pretendeu, tão-somente, analisar os rumos que tomam a educação policial no Brasil.

<

Este livro analisou as concepções de educação formativa no contexto militar, avaliou o ponto de vista de militares quanto à percepção que têm de seu próprio processo formativo, aprofundou o entendimento da necessidade de uma formação policial eficaz e efetiva frente ao crescimento da violência. Da mesma forma, o presente estudo pretendeu explorar como a formação policial saiu de um modelo tradicional para um inovador, apresentando-se, para tanto, as principais características de cada um desses modelos. ISBN nº 978-65-00-48700-8.

José Câmara é Policial Militar de Brasília-DF, Professor de Artes Visuais Pós-graduado, Docente do Ensino Superior e Tecnólogo em Segurança Publica.

Mais informações:
Onde comprar
AMAZON:
amazon.com.br/dp/B0B7CV1XNZ/ref=cm_sw_r_wa_awdo_FCCANK7A1ZJ8MAFYVF3G

WhatsApp
wa.me/61992818888

Instagram:
instagram.com/josecamara

Twitter:
twitter.com/josecamara_1

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<