Thriller dramático já acumula prêmios internacionais e explora a complexidade das relações humanas
O cineasta, ator e diretor Emiliano Ruschel está celebrando o sucesso de seu mais recente longa-metragem Segredos (Secrets), que estreou nos cinemas no dia 24 de outubro. O filme, protagonizado por Emiliano Ruschel e Danni Suzuki, já está sendo aclamado em festivais internacionais, incluindo o Marbella International Film Festival, na Espanha, onde foi eleito o “Melhor Filme de Drama”. Recentemente, a produção foi destaque no Festival Bananeiras de Cinema (Febancine), recebendo cinco prêmios, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor ator para Emiliano Ruschel, melhor atriz pra Danni Suzuki e melhor direção de fotografia para Ricardo Rheingantz. O festival foi realizado na cidade de Bananeiras, na Paraíba.
Segredos é um thriller dramático que mergulha profundamente nos ciclos de abuso e na complexidade das relações humanas, trazendo à tona a tensão entre a aparência de felicidade e a dura realidade que muitos casais enfrentam. Gravado inteiramente em inglês, o filme conta com um elenco de peso, incluindo Emiliano Ruschel, Danni Suzuki, Lumi Kin, Carlos Takeshi, Monique Lafond, David Herman, Sammy Sampaio, Priscila Vaz e Edna Aguiar. A produção é assinada pelo Ruschel Studios, em parceria com a Great Movies, e conta com distribuição da A2 Filmes.
Em entrevista, Emiliano Ruschel compartilhou os bastidores e desafios envolvidos na criação de Segredos, destacando a preparação intensa do elenco e a importância do processo de pré-produção. O cineasta revela como o trabalho com o coach Bruce Ducat foi crucial para dar autenticidade às performances, especialmente por ser um filme gravado em inglês:
“A construção foi muito detalhada e importante. Como o filme aborda temas fortes e diversas ações, fizemos uma pesquisa pessoal aprofundada, estudando outros filmes e situações da vida real. Durante o processo, nos dedicamos ao estudo do roteiro e começamos a trabalhar com o coach americano Bruce Ducat, o que nos ajudou a mergulhar tanto na história quanto na parte vocal, já que o roteiro é em inglês. Passamos por várias fases: primeiro a compreensão da trama, depois o aprofundamento nos temas, e finalmente, o estudo do roteiro em inglês, trabalhando cena a cena para garantir uma interpretação verdadeira e autêntica.”
Emiliano também destacou a relevância de uma pré-produção detalhada e como essa preparação influencia diretamente na qualidade do filme:
“A direção foi baseada em muito estudo e pesquisa, com diversas referências. Eu sigo uma abordagem forte da escola americana, focada na pré-produção. Quanto mais detalhado e preparado você está nessa fase, mais fácil e livre é o processo de filmagem, permitindo trabalhar mais com as emoções e a criatividade. Isso envolve a preparação minuciosa de todas as áreas: direção de arte, figurino, fotografia. Esse trabalho de construção na pré-produção me dá segurança ao atuar e dirigir, porque quando chegamos ao set, tudo já está muito desenvolvido. Assim, ao invés de resolver problemas, podemos criar livremente, o que eleva a qualidade do filme, das interpretações e de todos os aspectos visuais e artísticos.”
Com prêmios acumulados e reconhecimento crescente, Segredos se consolida como um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Emiliano Ruschel. Sobre os prêmios recebidos, o diretor expressa sua gratidão e alegria:
“É uma grande alegria, e o reconhecimento dos prêmios é extremamente motivador. Eles funcionam como um combustível para nos dedicarmos e esforçarmos ainda mais. Junto com o carinho do público, isso ajuda a divulgar o filme. Foi uma grata surpresa, ganhar tantos prêmios. Estou muito feliz.”