O setor de transporte vertical e ferroviário acaba de receber um importante reforço em inovação e segurança. João Batista, profissional com trajetória sólida em manutenção eletromecânica e liderança operacional, desenvolveu duas tecnologias inéditas com potencial de aplicação global.
Atualmente Supervisor de Restabelecimento e Sinalização Ferroviária na TicTrens, operadora da Linha 7-Rubi, João também participa dos futuros projetos TIC e TIM, que visam ampliar a integração ferroviária no estado de São Paulo. Com 17 anos de experiência, formação técnica em Eletrotécnica, graduação em Gestão e pós-graduação em Engenharia Ferroviária, em fase final de conclusão, ele alia conhecimento técnico a uma visão inovadora voltada à solução de problemas reais.

As duas invenções que assina têm caráter pioneiro. A primeira é um dispositivo para testagem de segurança nos rodapés das escadas rolantes — componente a décadas negligenciado, mas fundamental para evitar acidentes. A segunda é uma ferramenta autônoma para resgate de passageiros presos em elevadores, equipada com fonte de energia própria, capaz de operar inclusive durante falhas elétricas totais.

Ambas as soluções estão registradas sob o sistema de patentes internacionais PCT, com abrangência em 157 países, o que reforça o caráter universal e estratégico das criações.
João defende que a engenharia deve estar a serviço da vida:
“Inovação só faz sentido quando resolve problemas concretos e melhora a segurança das pessoas.”
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



