O evento, que terminou nesta quarta-feira, dia 21, recebeu 68 mil visitantes.
A SRE Trade Show – Super Rio Expofood encerrou nesta quarta-feira, dia 21, sua 34ª edição com números superlativos – R$ 4,2 bilhões em negócios, 68 mil pessoas de diversos estados brasileiros e de outros países e 550 empresas presentes. O evento reuniu as mais importantes marcas do setor do varejo de alimentos e contou com uma extensa programação de palestras, nas quais especialistas da América Latina fizeram reflexões sobre as últimas tendências do setor supermercadista.
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“Ao longo dos últimos três dias, em mais de 23 horas de networking, palestras e negócios, reunimos cerca de 68 mil pessoas na 34ª edição da SRE Trade Show. Foi uma experiência incrível, renovadora e transformadora. Conhecer as tendências de mercado, entender para onde caminha e como será o futuro do setor varejista de alimentos e supermercadistas. Agora é hora de viver e aplicar tudo o que foi absorvido e, paralelamente, começar a traçar os planos para a edição 2025, que virá ainda maior e mais vibrante!”, comemorou o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.
A SRE Trade Show recebeu pela segunda vez a Convenção das Américas de Supermercados. Promovido pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS) – presente em 16 países, é um evento de atualização, troca de experiências e networking e contou com representantes de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Panamá, entre outros.
Palestras – A primeira palestra da programação foi “Do Risco à Glória”, ministrada pelo esportista Diego Ribas, multicampeão de futebol, que mostrou que é preciso correr riscos para crescer. Em um auditório lotado de empresários e executivos do setor do varejo alimentício, Ribas destacou a influência do líder para direcionar a equipe ao caminho do sucesso e lembrou que os maiores desafios são os que definem o futuro. “Para ser um verdadeiro campeão é preciso encarar riscos e enfrentar desafios”, afirmou ele.
Já a palestra do empreendedor e profissional de Marketing Edmour Saiani, “Supermercado 2030”, destacou a importância da relação com os consumidores. “É preciso manter a motivação do trabalhador”, esclareceu o especialista em cultura de gente, de relacionamento e de atendimento. Ele também falou da importância de ter lojas criativas. “A loja tem que ser cenário, não só arquitetura. Também é importante respeitar a comunidade, ser interativa, palco de eventos e, acima de tudo, ouvir o cliente”.
Abrindo o segundo dia de debates, o fundador da Predify – empresa recém-adquirida pela Neogrid –, o especialista em inteligência artificial (IA), Carlos Schmiedel ministrou palestra com o tema “Promoção e Precificação – Como a IA pode ajudar a ter mais inteligência em preços promocionais e regulares”. Segundo o executivo, cerca de 50% das promoções no varejo não geram crescimento de venda e 30% das decisões de precificação são falhas. Percentuais como esses são obtidos sem o uso da inteligência artificial na precificação dos produtos. “Nessa questão, em especial, a Inteligência Artificial pode apoiar muito o empreendedor. A IA pode analisar milhares de informações, hábitos de consumo do consumidor e ajudar a prever tendências de mercado”, ressaltou Schmiedel.
A segunda palestra do dia teve como tema “Boas práticas de prevenção de perdas no varejo alimentar do Brasil e da América Latina”. De acordo com Carlos Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) e um dos participantes do painel, a perda de um cliente por falta de um produto ou por causa de um atendimento inadequado pode representar uma perda de até R$ 150 mil por ano ao supermercado. “Para evitar isso, é preciso dar treinamento aos colaboradores, saber ouvir e garantir o abastecimento da loja”.
No painel “Pontos de vista de Norte ao Sul do Brasil: estratégias e desafios nos supermercados”, o palestrante Denyson Queiroz Prado, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), afirmou que o principal desafio na sua região é reter talentos. “Investimos nos profissionais, começamos a capacitação e antes de acabar eles vão embora. Há uma grande dificuldade para segurar a mão de obra. As pessoas têm resistência em trabalhar nos finais de semana”.
Na última palestra do segundo dia, com o título “Desmarketize-se: o novo marketing não parece marketing”, o ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s, João Branco, criador do “Méqui”, case de sucesso de branding da marca, disse que marcas e empresas precisam entender a nova geração de clientes. “O público consumidor está mudando muito rápido, o marketing precisa entender e mudar”, enfatizou Branco.
O último dia teve como destaque principal o CTO da Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon, o brasileiro Leandro Balbinot. O executivo trouxe para o palco da feira o tema “Liderança e Estratégias Tecnológica: Um olhar profundo no varejo moderno”, e apresentou um panorama do futuro para o mercado varejista. “O varejo mudou no mundo em três pontos: clientes, forma de consumo e tecnologia. Depois da pandemia, se falou muito que o virtual tomaria o lugar presencial. Hoje, nós já entendemos que precisamos integrar online e loja. Hoje, os clientes mais jovens buscam o menor preço, mas também querem consumir melhor”, destacou o executivo da Amazon.
Por dentro da SRE Trade Show O evento ocupou dois pavilhões do Riocentro, em uma área total de 45 mil m², e contou com o patrocínio ouro da Marquespan, da Maturatta Friboi e da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, além da parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ e a parceria estratég