A trajetória de William Lira: de ator mirim a dublador e protagonista em festivais internacionais
William Lira interpreta o ‘vilão Jota’ no curta-metragem “Salve, Guys!” e está comemorando seu papel na produção. Lira é um ator e dublador que começou sua carreira aos 14 anos estudando interpretação em inglês. Ele se formou na Escola Nacional de Teatro e já participou de diversos comerciais, fotos publicitárias e séries de TV, incluindo “Crimes.com” e “Adotados”. Mais recentemente, ele atuou no longa-metragem “Um Ano Inesquecível – Outono”.
Em 2022, Lira se formou em Dublagem Avançada após um ano e meio de estudos no Instituto Artístico Brasileiro no Rio de Janeiro. No mesmo ano, ele protagonizou o curta-metragem “Querido Irmão”, que foi selecionado para participar do “First Time Filmmaker Sessions 2022” e “The Lift-Off Sessions” em Pinewood Studios, no Reino Unido, e Raleigh Studios, em Los Angeles, nos EUA, além do “Scout Film Festival” em Boston, EUA, onde ficou em 4º lugar.
Além disso, Lira fez um ano de Audiovisual pela FMU, bem como vários cursos de interpretação e workshops. No curta-metragem “Salve, Guys!”, ele interpreta Jota, o vilãozinho da turma. O filme, produzido pela O2 Filmes, conta a história de torcedores da NBA em uma pequena cidade do interior de Pernambuco e foi lançado no Films for Fans do NBA All-Star 2023. O curta é dirigido por André Gustavo Délão, com roteiro de J. G. Caffarelli e ideia original de Jefferson Antônio da Silva.
Sobre seu personagem e seu trabalho na construção de Jota, Willian Lira nos diz que – “Foi um trabalho incrível e muito gostoso de fazer. Desde os testes de elenco, me senti muito bem e à vontade com a equipe. O diretor (Délão) nos deixou bem à vontade para criarmos cacos, colocarmos coisas nossas nos personagens e isso foi excelente. Como o protagonista do filme é o próprio Jefferson, que é natural de Pernambuco, recebi várias dicas nas gravações para que o sotaque ficasse mais natural e mais próximo do que seria o Jota. Aliás, o Jota é um personagem que, segundo o próprio Jeff, é a junção de vários garotos que pegavam no pé dele lá em Upatininga, então ele tinha que ser bem valentão mesmo (rs). Apesar de tudo, ele não é um super malvado, só tem essa crista de galo, se achando o dono do campinho e botando medo nos outros adolescentes”, afirma o artista que faz questão de declarar ser totalmente o oposto do personagem que dá vida no curta. “E eu sou o oposto do personagem. Se eu fosse algum deles ali nesses momentos de encrenca, certamente não iria me envolver e iria sair do campinho. Sou tranquilo demais para entrar em brigas”, finaliza o notável artista que também é sucesso nas redes sociais, https://www.instagram.com/williamllira/ (+ de 6k de seguidores, e reels com mais de 700k visualizações) e William Lira (@williamllira) | TikTok (+ de 30k de seguidores e 1,2M de curtidas). Incrível!