Henrique Queridão começou o tratamento fisioterapêutico aos 8 meses. Aos 4 anos, iniciou a pré-escola no Colégio Uirapuru, passando por 2 colégios no Rio de Janeiro, onde moraram por 3 anos, em uma época difícil, sendo rejeitado por vários colégios. Sempre com a desculpa de que não tinham estrutura adequada para atender crianças com esse tipo de problema.
Henrique Queridão sempre foi muito esperto e de fácil relacionamento com as demais crianças. De volta a Sorocaba, estudou no Anglo, Véritas e terminou o colegial em casa, com professores particulares autorizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, pois a distonia (distúrbio do movimento que causa posturas inadequadas e hipertonia) não permitiu que ele frequentasse a escola.
+ Gracyanne Barbosa ‘perde a confiança nas pessoas’ após separação
Queridão, inicialmente, queria seguir em TI, mas a habilidade motora o impediu. Então, optou pelo curso de Marketing, buscando agregar uma pós-graduação ao currículo.
Henrique Queridão passou por vários tipos de tratamentos, desde o tradicional até o Bobath, o Doman-Delacato e o Peto, sempre com os melhores profissionais da área em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Aos 5 anos, passou 2 meses no Instituto Peto, em Budapeste, na Hungria, especializado em crianças com deficiência motora grave, onde ficou em pé pela primeira vez aos 5 anos.
Ele começou a mexer com computadores aos 8 anos, no Rio, durante as sessões de Terapia Ocupacional, quando a internet e os recursos para pessoas especiais e com deficiência ainda estavam em estágios iniciais. Fez cursos de Web Design, Photoshop e sempre foi autodidata quando se tratava de computadores.
Ver essa foto no Instagram
Com 11 anos, Henrique estava muito bem. No entanto, com a pré-adolescência e a explosão hormonal, voltaram à “estaca zero”, e a distonia manifestou-se de forma violenta. Foram para Houston, no Texas, em um complexo hospitalar especializado em distúrbios do movimento, para consulta e orientação de tratamento. Apesar das lutas e conquistas, vieram anos difíceis, mas eles venceram.
Henrique Queridão também é um Influenciador de Games e faz lives contando seu dia a dia de forma animada e contagiante, mas isso será contado em outra matéria. E a luta continua.