Quem não quer ganhar um dinheirinho a mais para realizar todas aquelas promessas feitas no réveillon? Se você perguntar a qualquer pessoa sobre sonhos para 2023, com certeza alguém vai falar sobre mais tempo para a família, fazer viagens e ter condições de adquirir objetos de valor. E uma das melhores formas de alcançar essas metas, mesmo que hoje ainda distantes, é por meio dos investimentos.
De acordo com dados da B3 – bolsa de valores do Brasil-, mais de 1,25 milhão de pessoas começaram a investir entre julho de 2021 a junho de 2022, com investimentos em renda fixa ou variável. Segundo o Analista de Investimentos CNPI Valtair Justino, é importante entender o que as pessoas estão buscando com essas aplicações.
“A primeira coisa é saber sobre a aceitação do risco do investidor. Tem aquele que tem pouco conhecimento, o que significa que há baixa aceitação ao risco. Conforme o investidor vai estudando e tendo conhecimento, ele vai entendendo sobre os produtos financeiros e, consequentemente, aceita dar uma apimentada na carteira de investimento”, explica.
Com tantas opções e a oportunidade de fazer o dinheiro render, o especialista alerta que a primeira coisa a se fazer não é investir, mas sim, como diria ET Bilu, buscar o conhecimento. Por meio de analistas, influenciadores e especialistas, você será bem orientado e diminuirá os riscos de fazer uma aplicação desinteressante.
Porém, pensando em quem está iniciando a carreira de investidor, Valtair Justino separou duas formas para começar a rentabilizar a sua carteira. Confira!
Ganhar dinheiro com títulos de dívida!?
Para qualquer leigo, a ideia de lucrar com dívidas pode trazer uma noção de contraste. Mas os títulos públicos – o tesouro direto-, com os CDBs, LCI, LCA, que são títulos de dívidas de bancos, são ótimas opções de renda. E como acontece? Quando o investidor empresta o dinheiro para o banco, consequentemente ele vai ser remunerado a mais por isso.
“Os tesouro direto são atrelados à taxa SELIC . Ou seja, se ela sobe a sua rentabilidade também sobe. Hoje a gente tem uma taxa SELIC a 13.75%. Se você investir mil reais no tesouro SELIC, se essa taxa se mantém até o final do ano você recebe líquido, de rentabilidade, R$ 115, totalizando R$ 1.115,00”, detalha Valtair.
Além disso, ele revela que o valor já vem descontando o imposto de renda – que o tesouro SELIC tem o imposto de renda sobre rentabilidade-, podendo chegar a 1% de lucro ao mês. “Se você investir 100 mil reais no tesouro SELIC, que é o que mais tem de seguro no Brasil, você vai receber mais de 11 mil reais só de rentabilidade sobre esse valor”, reforça.
Rendimento com fundos de investimento imobiliário
Uma outra modalidade de que está bem atrativa são os fundos de investimento imobiliário. Segundo Valtair, os fundos são pensados como condomínio de investidores e têm a figura de um administrador. Ao aplicar o seu dinheiro, a equipe de administração vai comprar imóveis ou títulos de dívidas atreladas aos imóveis. Com o dinheiro dos aluguéis ou dos juros, esse fundo é obrigado por lei a distribuir 95% do valor arrecadado para os seus cotistas, o que na maioria das vezes ocorre de forma mensal.
“Essa é uma ótima forma de conseguir gerar uma renda passiva mensal para o seu dinheiro. Os fundos são boas opções, porque, no cenário atual, você consegue mais de 1% de rentabilidade e livre de imposto de renda caindo direto na conta todos os meses. É um excelente instrumento para rentabilizar a carteira com a renda variável”, finaliza.
O especialista ainda explica que o melhor caminho para buscar um bom investimento é por meio do estudo. Com acesso aos livros, vídeos no YouTube e perfis nas redes sociais já é possível dar os primeiros passos, ganhando tempo e direção com um especialista que conhece e vai te apresentar boas soluções.