De acordo com João Jorge, CEO da JP Consultoria, empresa de soluções financeiras e administrativas, o dossiê cadastral é, basicamente, o “documento de identidade” completo de um cliente, fornecedor ou parceiro dentro da sua empresa. Ele reúne todas as informações legais, financeiras e fiscais de uma pessoa jurídica (ou física) com quem você faz negócios.
A sua importância vai muito além de apenas “ter os dados guardados”. Ele é uma ferramenta estratégica de segurança.
Aqui estão os principais pilares da sua importância:
1. Segurança na Concessão de Crédito
Esta é a função mais clássica. Para vender a prazo ou fechar contratos de longo prazo, você precisa saber se a outra parte tem saúde financeira para pagar.
Análise de Risco: O dossiê permite verificar se a empresa tem protestos, dívidas ativas ou histórico de inadimplência.
Definição de Limites: Com dados concretos (balanços, faturamento), você define um limite de crédito compatível, evitando “calotes”.
2. Blindagem Legal e Compliance (Conformidade)
Manter um dossiê atualizado protege sua empresa de problemas jurídicos.
Prevenção à Fraude: Garante que a empresa parceira existe de fato, que os sócios são quem dizem ser e que não é uma “empresa fantasma”.
Responsabilidade Solidária: Em casos trabalhistas ou fiscais, ter a documentação do fornecedor em dia pode ajudar a provar que sua empresa agiu de boa-fé e com diligência.
LGPD: Organizar esses dados ajuda a garantir que você está armazenando informações sensíveis de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
3. Agilidade Operacional
Quando você precisa renovar um contrato ou fazer uma compra de emergência, não perder tempo procurando CNPJ, Inscrição Estadual ou contratos sociais antigos é vital.
Histórico Centralizado: Permite que qualquer pessoa autorizada da equipe acesse rapidamente o histórico daquele cliente/fornecedor sem depender da memória de um vendedor específico.
Segundo João Jorge, alguns itens essenciais não podem faltar em um bom dossiê?
”Para que ele seja efetivo, ele deve conter documentos atualizados como: Contrato Social e alterações; Cartão CNPJ e Inscrição Estadual (Sintegra); Referências bancárias e comerciais; Balanço Patrimonial ou DRE (para análises de crédito mais profundas).” afirma o profissional.

As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



