O Brasil é um país que se apaixonou pelos jogos para dispositivos móveis desde os primeiros passos desse mercado, quando ainda tínhamos produções simples, gráficos que beiravam o amadorismo e que rodavam em plataformas quase que primitivas, se comparadas ao que temos atualmente.
Desde os primeiros lançamentos, muitas coisas mudaram. Além de um outro nível de qualidade e de complexidade, muitos jogos ganharam a possibilidade de gerar renda para seus aficionados, como se vê em muitos sites espalhados pela internet, como a casa de aposta Parimatch.
Opções não faltam neste sentido. No artigo de hoje, vamos explorar alguns dados surpreendentes desse mercado e, ainda, fazer uma viagem pelas tendências e inovações que este mundo - um dos mais dinâmicos da atualidade - nos oferece.
Embora alguns pontos que exploraremos possam soar como já conhecidos, o avanço que tivemos nas tecnologias de cada um deles, no sentido de aprimoramento e embelezamento é simplesmente surpreendente. E, claro, outros são inesperados, no mínimo.
Renderizações aprofundadas, perspectivas impecáveis e uma sensação de que estamos dentro dos jogos, como se fossem verdadeiros filmes (ou a vida real) é a tecnologia que já estamos vivenciando em diversos títulos que rodam tanto em celulares como em plataformas mais tradicionais.
Outra coisa que, aos poucos, parece ganhar mais espaço nos jogos para dispositivos móveis é a incrível realidade aumentada. Temos diversos títulos que nos permitem combinar o mundo real com uma determinada fantasia trazida pelo game, o que nos dá uma sensação de vida ainda mais espetacular.
O desenvolvimento das inteligências artificiais é, sem a menor dúvida, o ponto máximo quando falamos de inovações recentes. Não apenas são capazes de nos ajudar em inúmeras tarefas, elas também passam a permitir que tenhamos jogos ainda mais divertidos, com conteúdos amplos, tomadas de decisões únicas e muito mais.
Mas, se já estamos nesse nível, o que mais podemos esperar? É isso que mostramos a seguir.
Se para alguns a lista de desejos para que a tecnologia alcance é infinita, para outros, é quase que impossível pensar em fazer algo a mais para ser inventado ou lançado. Mas, a verdade é que este mercado, de fato, parece não conhecer limites.
A seguir, veremos o que está na fila para vermos nos próximos anos.
É verdade que alguns grandes jogos e salas de cinema especializadas possuem alguma coisa neste sentido atualmente. No entanto, estamos falando de outro patamar de interação sensorial neste caso.
Trata-se de poder, na sua tela, sentir texturas, vibrações e outros pontos de contato para deixar a imersão de um determinado jogo ainda mais profunda. Quem sabe um dia teremos até mesmo cheiros?
Outro item que já existe, mas que promete avançar muito. Trata-se de termos, a cada dia, mais objetos inteligentes à nossa volta, de forma que eletrodomésticos e outros interajam - quem sabe? - com seu celular (ou o que vier a substituí-lo no futuro) oferecendo ainda mais dinamismo e diversão aos jogos.
Já ensaiado por algumas das maiores empresas do mundo - como o grupo Meta - o metaverso promete levar a realidade para dentro do mundo digital, em vez de tentar trazer o digital para o nosso mundo físico. Ainda que não exista, no momento, nada que tenha convencido o mundo dos jogadores, a promessa é de grandes avanços nos próximos anos.
Se isso tudo é uma perspectiva futura arrojada, precisamos de uma realidade forte para sustentá-la. É exatamente o que os números atuais desse mercado comprovam. Vamos conferir tudo isso abaixo.
Uma indústria tão consumida precisa avançar constantemente para não perder o seu lugar de interesse pela população. E, para conseguir fazer isso, também é vital que tenha um mercado robusto e fértil, além de, claro, lucrativo. O que não parece ser desafio para esse mercado.
Se várias indústrias e mercados ditos tradicionais começam, em diferentes escalas, a perceber um declínio e ter suas receitas ameaçadas, os jogos para dispositivos móveis seguem essa contramão e desafiam quaisquer tipos de crise, com um faturamento exorbitante e tendências que apenas comprovam que essa jornada de sucesso está só no começo.
Abaixo, você confere algumas estatísticas insanas do mercado de jogos mobile no Brasil e no mundo:
Com cifras dessa magnitude e um potencial de alcance ainda muito grande, visto que esse tipo de entretenimento, ao contrário do que foi nos tempos antigos, atinge tanto crianças e adolescentes como adultos nos tempos modernos, é fácil prever que esse mercado veio para ficar.
E toda essa nova realidade está apenas começando. Os próximos anos prometem muito e, certamente, a velocidade de entrega de melhorias, a cada vez, mais espetaculares, também deve aumentar significativamente.
Se tem algo imprevisível é até onde o mercado de jogos mobile poderá chegar. Algum palpite?
Não é necessário ser um especialista para ver os números e fatos que trouxemos no nosso artigo e notar que, ainda que já seja uma indústria bastante grande, o mercado dos jogos mobile ainda está apenas no começo, com muitas promessas e, sobretudo, muitas conquistas.
Seja para jogar, para investir ou para surfar as vantagens que toda essa tecnologia pode trazer para o nosso cotidiano, essa é uma indústria que você não pode deixar de acompanhar ou ficar de fora.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!