Produzido por um time de xisnoveanos, o documentário da X-9 Paulistana marcou os 50 anos da agremiação, campeã do Grupo Especial em 1997 e no ano 2000, foi lançado em evento no Teatro do Sesc Santana.
“Fizemos um trabalho para trazer aos Xisnoveanos a história contada por pessoas que vivenciaram aquela época, ajudando a construir essa trajetória até seu primeiro título. Foi muito emocionante”, disse Leandro Nascimento, diretor do projeto.
Entre risos e choros de emoção, os presentes puderam ver nas cenas, relatos de como tudo começou, como detalhes das sedes que a escola teve e documentos históricos da fundação.
Outro ponto marcante, foi a exibição do local do Batismo, que aconteceu em Santos, na X-9 Pioneira, madrinha da X-9 Paulistana e a participação do primeiro casal da história da agremiação, Dona Kina e Osvaldo Babão.

Relatos de sambistas que participaram de algum momento da escola, como Mestre Tadeu, que comandou a bateria em 1994 e Mercadoria, que foi diretor de harmonia em 1997, no primeiro campeonato, foram pontos de destaque.
A emoção também ficou por conta das lembranças de componentes marcantes que já partiram e as lembranças do primeiro campeonato.
Discursaram, o presidente Mestre Adamastor, presidente da Velha Guarda e fundador, Jorge Nasser, vice-presidente da X-9 Pioneira, Fabio Alexandre, presidente do Departamento Cultural, Leandro Santana e o diretor do projeto, Leandro Nascimento.
O documentário teve como roteiristas, Leandro Santana e Matheus Pancera, que junto com Geovani Moreira e Leandro Nascimento, realizaram as gravações.
As pesquisas ficou por conta do Departamento Cultural, a revisão por Castúlio Neto, instrumental de Edinho França e edição e direção geral de Leandro Nascimento.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal