Zoho CRM ou Salesforce: qual a melhor opção?

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Ter controle sobre as principais etapas do processo de vendas é um dos principais desafios para as organizações, pois o sucesso de diversas empresas é baseado em vendas muito bem executadas.

A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, sendo um sistema indispensável para um bom gerenciamento da carteira de clientes.

Através de um sistema CRM eficiente, as equipes de vendas, marketing, serviços e operações  conseguem capturar dados, resolver problemas e direcionar a empresa com segurança em direção a seus objetivos.  Resumindo, a organização terá todas as informações necessárias para compreender as necessidades do potencial cliente e assim, ofertar a melhor solução.

Visto como um poderoso sistema, é importante dizer que existem diversas opções dessa solução no mercado, onde cada tipo de CRM ofertado é idealizado para cada tipo de cliente, seja de pequeno, médio e grande porte.

Nesse sentido, vamos às diferenças dos CRMs. Você vai conhecer detalhes dessas duas soluções e avaliar entre Zoho CRM ou Salesforce qual é a melhor opção ao seu negócio.

Zoho CRM

Zoho CRM é um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management ), sua funcionalidade central é gerir as suas relações com os clientes de maneira eficiente.

O Zoho CRM ajuda a dinamizar as suas vendas de toda a empresa ou organização, marketing, suporte ao cliente e funções de gerenciamento de produtos em um único sistema. Podendo ser tanto uma necessidade de comunicação multicanal, produtividade de vendas, base de conhecimento para o CRM, personalização do produto, ou a integração de terceiros, fato é que

Zoho CRM oferece uma série de recursos para suportar as necessidades das pequenas e grandes empresas.

Começar com Zoho CRM é super fácil, afinal, possui layout intuitivo. Basta configurar a sua conta inserindo dados pessoais, assim como detalhes de seu negócio. Personalize o software de acordo com suas necessidades.

Salesforce CRM

O Salesforce permite que sua empresa possa administrar um cliente potencial desde o primeiro contato até todo seu futuro relacionamento com a empresa. Você pode classificar o contato com base em critérios personalizados, programar reuniões e enviar e-mails sem sair da plataforma.

Além disso, consegue também organizar todo material, como apresentações, documentos e outros para acesso de toda equipe de vendas.

Zoho CRM ou Salesforce: principais diferenças

Com muitos dos mesmos recursos, a escolha entre Zoho CRM e Salesforce pode parecer difícil, porém, se analisarmos de forma detalhada e isolada os principais aspectos que englobam ambas as ferramentas, é possível identificar a melhor solução de forma simples.

Vamos a alguns pontos:

Preço 

Esta é uma das principais diferenças entre as duas tecnologias. O ponto forte do Zoho é, sem dúvida, seu custo/benefício. Analisando o plano Enterprise de cada um dos sistemas, temos a seguinte comparação:

Zoho CRM – Enterprise: $ 35/usuário/mês, faturado anualmente

Salesforce – Enterprise: $ 165/usuário/mês, faturado anualmente

Ao escolher Zoho CRM, você tem economia em $ 130. Se sua organização possui diversos funcionários, esse sem dúvidas é um dos principais diferenciais.

Implantação dos sistemas

Como vimos anteriormente, o Zoho CRM não é um software complexo, sendo muito mais fácil para iniciantes começarem a usá-lo rapidamente.

Um de seus pontos fortes é sua interface amigável e navegação intuitiva. Com recursos como importação de dados e sincronização de contatos, é possível ter o Zoho CRM instalado e funcionando de forma rápida, sem necessidade de configurações extensas.

Já no caso do Salesforce, se sua empresa tiver um fluxo intenso de utilizadores, pode ser necessário um profissional de TI dedicado para supervisionar o uso do sistema. Vale ressaltar que, o profissional de TI precisa ter experiência no Salesforce e possivelmente, trará um custo extra em sua operação.

Análise de Dados

A análise de dados é um dos pontos fortes da Zoho e, nesta área, ganha à Salesforce pela praticidade na criação de relatórios e dashboards para controle dos principais indicadores de desempenho da organização.

Enquanto que no Salesforce é necessário conter uma tabela como base de dados, onde será analisada e só posteriormente será convertida em dashboards, no Zoho a criação de relatórios é muito mais simples, com funções drag-and-drop para adicionar ou remover os dados em que você deseja analisar.

Acompanhamento de Problemas

Garantir que os processos de comunicação com o cliente estejam ocorrendo com êxito é uma das ações fundamentais para o sucesso de qualquer negociação. No quesito rastreamento de tarefas e problemas, o Zoho possui um gerenciador atraente em sua interface, tendo um módulo nativo para esses pontos.

Nesse quesito, o Salesforce deixa a desejar, pois não possui módulos nativos dedicados para o rastreio de problemas. Podemos assim dizer que ele não é o melhor CRM voltado para o gerenciamento de tarefas do dia a dia.

Plano Gratuito

Zoho oferece um plano gratuito com funcionalidade básica de CRM, tornando-o acessível para startups e pequenas empresas.

Já o Salesforce não possui um plano gratuito, o que pode ser uma desvantagem quando nos referimos a empresas menores com orçamentos apertados.

Suporte ao cliente

Abaixo, elencamos os principais diferenciais entre os softwares CRM, que farão toda a diferença durante sua escolha pelo melhor:

Salesforce:

  • Existem três níveis de atendimento ao cliente.
  • O suporte por telefone não está incluído gratuitamente.
  • Os recursos online ajudam na navegação na plataforma.

Zoho:

  • Existem três opções de atendimento ao cliente.
  • Todos os planos incluem suporte por telefone e integração.
  • Zoho oferece ajuda on-line abundante e recursos de aprendizagem.

Nesse sentido, sem dúvidas Zoho se destaca! Ao adquirir um produto ou serviço, todos gostam de suporte por telefone e excelentes recursos online. Mesmo que o atendimento seja para usuários de planos específicos Zoho (que possuem custo), a taxa ainda é inferior à do Salesforce, especialmente quando é levado em consideração que as taxas de assinatura Zoho são extremamente mais baixas.

Uma coisa é fato: Zoho prioriza o atendimento personalizado ao cliente, desde o oferecimento de um software completo ao suporte,. Zoho não investe em marketing, deixando de patrocinar grandes competições e eventos (como a Salesforce, que patrocina a Fórmula 1) e investindo na formação de pessoas e na construção de fazendas solares.

Conclusão: Zoho CRM ou Salesforce, qual escolher?

Infelizmente, pudemos identificar que as configurações do Salesforce podem ser difíceis e demoradas. Além disso, a interface é confusa e pode ser difícil de navegar e há necessidade de comprar complementos para aproveitar ao máximo o software.

O importante é centralizar suas necessidades em uma solução CRM que possa:

  • Colher informações: local em que é possível inserir informações do seu cliente, como dados pessoais, preferências entre outras. No decorrer do processo de vendas, é possível extrair os dados comerciais.‍
  • Integrar: se você optar, todas as informações obtidas ficarão armazenadas na nuvem. O sistema praticamente funciona como um banco de dados.
  • Diminuir os erros: com um sistema de CRM, é muito difícil que você tenha problemas com panes ou erros, que geralmente acontecem com softwares.
  • Automação dos setores de Vendas (comercial) e Marketing: ao optar pela automação e integração dos times de seu negócio, certamente irá desdobrar em maior eficiência nas ações e abordagens, além disso, facilita o acompanhamento do ciclo do cliente, você irá reduzir custos, aumentar a produtividade e compreender melhor os leads.

Zoho CRM e suas inovações cumprem bem esse papel, oferecendo soluções completas e de fácil configuração, para que você desfrute de um poderoso sistema e tenha sucesso em seus negócios.

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