Sabe qual é a pontuação de relevância dos anúncios no Facebook? Ou pontuação de relevância do Facebook Ads?
Esqueça tudo o que sabe, pois desde 12 de março de 2019, o Facebook revolucionou essa ferramenta de medição.
Eliminou a escala discutida de valores de 1 a 10, sem dúvida não muito útil e às vezes enganosa para anunciantes.
E introduziu 3 novas métricas de avaliação distintas, (semelhantes às fornecidas no Google ADS), muito mais válidas para melhorar o desempenho das campanhas publicitárias.
Assim como o antigo escore de relevância, essas métricas são fornecidas após as primeiras 500 impressões de anúncios.
Se você não os vê em suas campanhas, basta ativá-los a partir das configurações da campanha.
Quais são as novas métricas?
Vamos agora entrar em mais detalhes e analisar as novas métricas previstas para o cálculo da qualidade e relevância de um anúncio.
Classificação de qualidade:
A qualidade percebida do seu anúncio em comparação com anúncios competindo pelo mesmo público.
Classificação de taxa de engajamento:
A taxa de interação esperada para o seu anúncio em comparação com anúncios competindo para o mesmo público.
Avaliação da taxa de conversão:
A taxa de conversão esperada para o seu anúncio contra anúncios com o mesmo objetivo de otimização e que estão competindo para o mesmo público.
Como você pode, cada métrica recebe uma classificação. Nesse sentido, o Facebook fornece 3 critérios para cada um deles: abaixo da média, média, acima da média.
Ao contrário do escore de relevância anterior, esses critérios de avaliação são muito úteis para entender a qualidade de uma campanha, fornecendo indicações mais específicas sobre onde intervir para otimizar um resultado.
Especificamente:
- Taxa de interação abaixo da média: você precisa mudar seu público
- Taxa de qualidade abaixo da média: você precisa melhorar a criatividade
- Taxa de conversão abaixo da média: você precisa otimizar sua página de landing
Claramente teoria e prática nem sempre se dão bem. Cabe sempre ao anunciante avaliar caso a caso os julgamentos que a plataforma atribui aos anúncios e decidir se e como otimizar as avaliações obtidas.
Fazer Marketing de Mídia Social significa otimizar a atividade social em 360 graus, desde a simples gestão de páginas do Facebook até a criação de estratégias eficazes e monitoramento relacionado de resultados, incluindo anúncios, é claro.
É uma abordagem agora estável em relação aos Anúncios do Google (com sua pontuação de qualidade, semelhante à projetada pelo Facebook).
Mas ainda pouco estabelecida em relação à plataforma de publicidade do Facebook, que é quase dada como certa. Nada poderia estar mais errado.
É por isso que hoje nos concentramos em como criar campanhas verdadeiramente eficazes de Anúncios do Facebook, através de um foco no Score de Relevância do Facebook.
O Facebook, a este respeito, afirma:
Se um anúncio é relevante para o seu público, sua pontuação de relevância é maior e, portanto, é mais provável que seja mostrado do que outros anúncios direcionados ao mesmo público.
Como resultado, você gasta menos para alcançar seu público.
Essa pontuação é baseada nas ações positivas ou negativas que os usuários podem tomar.
Positivas se forem curtidas, compartilhamentos, cliques ou comentários.
Negativo se esses usuários ocultarem o anúncio ou decidirem não ver mais os anúncios de um determinado anunciante, comprar curtidas Fanpage.
Uma pontuação de alta relevância, portanto, além de ter um custo menor por conversão permite entender qual conteúdo publicitário funciona de forma mais eficaz e quando chegou a hora de atualizar a cópia ou imagens de um anúncio.
Por essa razão, hoje tentamos ver especificamente as ações que um anunciante pode tomar para tentar melhorar suas campanhas publicitárias.
As 6 coisas a fazer para melhorar sua pontuação de relevância de anúncios no Facebook
- Identifique o alvo específico
Direcionar sua publicidade em anúncios do Facebook não significa que você pode identificar uma faixa etária e status.
Ou melhor, não é suficiente: devemos lembrar que é errado expandir o alvo dos usuários fora de todas as proporções, com a falsa esperança de alcançar um número maior de pessoas.
Você precisa ser específico e identificar grupos de usuários precisos com base em idade, interesses, funções profissionais, variáveis demográficas, comportamentos.
Melhor ainda, então, use os bancos de dados pixel do Facebook ou proprietários (e-mail) para aproveitar o poder do público/sósias personalizados.
- Especificidade também significa criar vários grupos de anúncios, quebrando alvos de usuário muito grandes. Por exemplo:
- Se você está mirando um grande público em termos de idade (ex 18 – 65 anos), você pode criar anúncios que agrupam faixas etárias menores (ex. 18 – 24; 25 – 36; etc).
- Se você abordar diferentes grupos de pessoas ao longo de algumas variáveis (por exemplo, para funções de trabalho, como “médicos, pediatras, assistentes sociais, cirurgiões, ginecologistas, etc.”), você pode criar anúncios divididos por papel profissional específico.
O evidente aumento da qualidade de suas campanhas no Facebook também será resultado de uma escolha mais adequada e precisa dos textos e imagens utilizados.
- Conheça seu público real
Os insights do Facebook também fornecem informações valiosas para a fase de publicidade.
Observar as características dos fãs de uma página ou daqueles que interagem com as postagens é um elemento valioso para identificar o tipo de pessoa que é mais propensa a responder “presente” às suas postagens publicitárias.
Fora do Facebook, no entanto, é essencial entender quais são os problemas abertos do seu alvo (e resolvê-los, aproveitando a cópia do anúncio e imagens relacionadas).
- Teste A/B
Uma das muitas possibilidades de testes A/B oferecidos pela plataforma Facebook Ads, neste caso proposta nas campanhas “Tráfego para o Site”
O Facebook Ads lhe dá a capacidade de diferenciar o mesmo anúncio alterando os textos ou imagens.
Melhor evitar ser preguiçoso e tomar medidas para fazer alguns testes, especialmente no nível de imagens relacionadas ao anúncio: os resultados com a mesma redação variam muito, painel de revenda.
Fazer vários testes, portanto, permite identificar rapidamente os melhores anúncios e desativar os mais pobres, com um efeito positivo na pontuação de qualidade e uma economia em termos de custo por clique.
- Redação “cativante”
O texto escolhido para o anúncio é igualmente importante: é melhor favorecer textos curtos, fáceis e imediatos de ler, que estimulam a curiosidade sem provocar ou ofender os usuários.
Um texto com essas características favorecerá o número de cliques e consequentemente o resultado positivo da campanha.
- Rastrear e atualizar anúncios do Facebook
Manter suas campanhas acompanhadas e atualizar seus anúncios de acordo permite que você mantenha sempre sua pontuação de relevância alta.
É natural, de fato, uma deterioração da pontuação com o passar do tempo.
Na verdade, o espectro de usuários mais responsivos à mensagem patrocinada está “esgotado”, com a decadência simultânea das ações positivas que os usuários fazem em resposta à sua campanha.
- Mudança de perspectiva
Também seria apropriado mudar a perspectiva sobre o tipo de grupos de anúncios publicados.
Patrocinar vídeos, imagens, ofertas temporárias ou eventos pode ser uma boa jogada, especialmente em virtude da melhor visibilidade que o conteúdo multimídia tem (vídeos em primeiro lugar), selo azul instagram.
A oferta publicitária do Facebook está aumentando constantemente: experimentar carrossel, telas ou outras formas de publicidade é sempre aconselhável, onde o projeto e o orçamento permitem isso.
Seguindo essas dicas, você pode fazer com que suas campanhas tenham um rendimento muito maior.
No entanto, você é necessário ter paciência e dedicação, pois o caminho para o sucesso não é curto.
Mas para dar uma “acelerada” no processo você pode contar conosco, entre em contato pelo WhatsApp 55 19 99675-9505 ou pelo e-mail atendimento@smcurtidas.com.
Aqui você pode obter mais curtidas, seguidores e visualizações de maneira rápida e segura.
Para mais informações entre em contato conosco.