O congolês-sueco Mohombi, duas vezes vencedor do Grammy e feat de sucessos com Akon, Shaggy, Nayer, Pitbull, e hitmaker de Tove Lo, Alok, Jennifer Lopez e J Balvin, lança seu novo single “Stuck On You” em parceria com Heaven Sam, produtor francês multi-platina. A faixa chega às plataformas no dia 30 de Maio com distribuição da Sony Music/The Orchard e campanha global focada no Brasil.
Depois de uma pausa na carreira para priorizar sua família, Mohombi retorna com uma proposta ousada: apresentar ao mundo o Afro Disco, fusão envolvente de Afrobeat, disco, funk, soul, amapiano e pop global que surgiu entre as décadas de 70 e 80 na África Ocidental. “Stuck On You” é o primeiro lançamento dessa nova era e marca o início de uma trilogia de singles que culminará em um novo álbum previsto para este ano.
Produzida por Heaven Sam (responsável por hits com 30 milhões de streams na Europa), a faixa de Mohombi é vibrante, dançante e feita sob medida para playlists como African Heat, Afro Hits e Summer Vibes.
AFRO DISCO COM TEMPERO BRASILEIRO: “CENTRO DA CULTURA GLOBAL MUITO EM BREVE”
Pela primeira vez, Mohombi volta seus olhos para o Brasil. Ainda sem ter visitado o país, ele se diz fascinado pela força cultural da música brasileira e quer colaborar com artistas locais. Funk, samba, MPB e afrobeat estão entre os estilos que gostaria de explorar em possíveis parcerias. “Sempre fui fã de samba desde criança,” revela.
O Afro Disco é uma fusão moderna e vibrante que surgiu na África Ocidental entre os anos 70 e 80 e mistura afrobeat, disco, funk, soul, amapiano e pop. É um som que Mohombi quer conectar à musicalidade brasileira. “Ttem tudo a ver com a energia que vejo no Brasil: dançante, solar, cheio de alma”, afirma o artista, que é fascinado pela musicalidade local. “Penso em como funcionaria uma percussão junto com o afrodisco… são coisas que quero experimentar”, diz. Sua próxima meta? Trazer o Afro Disco ao país no Rock in Rio.
“Todo mundo está de olho no Brasil. Eu digo que a Africa e o Brasil serão o centro da cultura global muito em breve. Temos uma cultura rica, comida e pessoas, alegres, é o que basta. Como dizem os brasileiros: temos o molho haha”, brinca ele.
E completa “Acho que a forma como o Brasil pode ser eclético foi subestimada por muito tempo. Mas agora o cenário internacional está abrindo os olhos. A cultura africana e latina está chegando. Já veio a Karol G, o Rauw Alejandro, o Bad Bunny vem… agora é hora do Afrobeat e do Afro Disco”.
O interesse do congolês-sueco vai muito além dos ritmos brasileiros. “Sou inspirado por todo artista que toca o meu coração. No caso da música brasileira, isso vai desde Gilberto Gil até Anitta,” completa. Questionado sobre com quem gostaria de colaborar, Mohombi não hesita: “Ludmilla com certeza seria minha primeira escolha!”
E não para por aí. Além da vontade de trabalhar com artistas locais, Mohombi compartilha uma curiosidade que o conecta ao país: “Se você olhar o mapa-múndi e tentar ‘encaixar’ os continentes novamente, vai ver que o Congo se encaixa exatamente com o Brasil. Então, tecnicamente, eu devo ter raízes brasileiras haha”.
UMA NOVA FASE, PELA FAMÍLIA
Após sucessos globais como “Bumpy Ride” e “Coconut Tree” e anos colaborando como hitmaker, Mohombi vive um novo capítulo. Inspirado pelo filho, que pediu para ver o pai “brilhando de novo”, o artista decidiu voltar à ativa, desta vez com a família envolvida na criação do álbum.
Com raízes no Congo e carreira moldada entre a Suécia, França e agora Marrocos, Mohombi canta em inglês, francês, lingala, espanhol, swahili e sueco, mas diz que sua verdadeira linguagem é a música: “Eu não falo inglês, nem espanhol. Eu falo música”, diz ele.
PLANOS PARA 2025
Além do lançamento de “Stuck OnYou”, Mohombi fará turnês pela Europa com shows já confirmados em Estocolmo, Helsinque e Madri. Seu plano é lançar dois novos singles nos próximos meses antes de apresentar o álbum completo, previsto para antes de novembro.
No Brasil, ações promocionais estão em andamento com influenciadores, rádios e parcerias locais. A equipe está disponível para entrevistas por vídeo ou telefone, com tradutor, e pretende realizar uma visita ao país ainda este ano: “O Brasil é grande e diverso demais pra escolher só uma cidade. Não seria justo. Quero visitar o máximo possível… algo me diz que eu talvez nem queira mais ir embora.” diz.
“Stuck On You” está disponível em todas as plataformas digitais
Lançamento | 30/05 | Stuck on You
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
Agora também estamos no telegram! Receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.