Fazer ou não tatuagens já foi um grande tabu para a população brasileira. Entretanto, durante os últimos anos, muitas questões foram esclarecidas e esse costume ancestral está se tornando mais aceito entre as pessoas. Dessa forma, muitos jovens estão marcando sua passagem para a fase adulta, no marco dos 18 anos, realizando sua primeira tatuagem.
Segundo uma pesquisa do Instituto alemão Dalia, o Brasil tem mais de 30% de sua população tatuada e a indústria de tatuagem se mostrou extremamente lucrativa mesmo durante a pandemia do coronavírus, momento em que muitos setores sofreram consideráveis perdas. Em 2021, o aumento dessa indústria inovadora foi de 25%, enquanto a média mundial estava em 23%.
A mesma pesquisa afirma que existem mais de 150 mil estúdios de tatuagem em todo o Brasil, sendo a maioria dirigido por microempresários. Esses números estão explícitos nas ruas: as pessoas tatuadas não são censuradas de participar de certos lugares ou concursos públicos, além de, nas conversas informais, o assunto ser debatido com naturalidade.
Um influencer que chama atenção nas redes sociais por seu amor pelas tatuagens é Gabriel Fleminng. O jovem acumula mais de 30 tatuagens pelo corpo, e é admirado pelos entusiastas da arte. Em seu perfil do Instagram, está sempre em contato com seus seguidores, tirando dúvidas e dando dicas sobre como, quando e onde realizar seu primeiro “rabisco corporal”.
Gabriel afirma que o ato de tatuar precisa ser bem pensado, pois, além de ser um gasto financeiro, também há a dor física momentânea e os cuidados extras que precisam durar alguns dias. Para ele, cada nova tatuagem marca um momento importante de sua vida: “todas as minhas tatuagens tem significado. Acredito que precisa ser assim, pois é algo que estará comigo para sempre, contando minha história”, finaliza.
Conheça mais Gabriel Fleming: https://instagram.com/gabrielfleminng
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa