O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou crescimento próximo de 10% nas vendas ex-factory no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, segundo o Painel Dados de Mercado da ABIHPEC – ferramenta da Associação Brasileira da Indústria de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos).
Um dos especialistas desse setor é Luis Augusto Jordão. Natural de Santo André, ele é um influencer da área. Com mais de 3 milhões de visualizações por mês em suas redes sociais, ele divide experiências pessoais com perfumes de todos os tipos, com foco em perfumaria masculina, um tabu até pouco tempo atrás. “Hoje temos muito mais homens colecionadores e entusiastas de perfumes do que mulheres. Falo pois tenho um canal com publico 92% masculino, e convivo diariamente com pessoas que começaram a mergulhar no universo através dos videos e hoje tem coleções com mais de 100 perfumes. Muitos até iniciaram canal e consultoria também online e presencialmente ao longo desses anos. Um comportamento curioso que observo é que os homens tratam a perfumaria como vinho”, explica.
O boom de barbearias nos últimos anos também ajudou nessa mudança do perfil para o mercado da beleza e cosméticos. “O retorno das barbearias ajudou muito nesse sentido de cuidado masculino. Nesse caso podemos falar de skin care e cuidados com barba e cabelo etc. Realmente o homem deu um grande passo nos últimos 15, 20 anos no sentido de higiene pessoal e cuidados. Acredito que é só o inicio desse crescimento”, analisa.
Trajetória
Há 12 anos trabalhando com perfumes, Luis Jordão tem atualmente uma coleção com mais de 1.400 frascos, dentre eles muitas raridades.
Sua carreira começou em 2009, trabalhando em portas de loja e oferecendo papéis com amostras de perfume. Jordão trabalhou por 6 anos em uma famosa importadora de perfumes, foi representante de marcas em lojas de shopping, promotor de vendas e até mesmo como consultor de negócios.
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Influencer da perfumaria tem coleção com mais de 1.400 frascos
Hoje, com mais de 715 mil seguidores, somando todas suas redes sociais, Luis Jordão começou um canal no YouTube em 2016. Na época, segundo ele, com uma coleção de ‘apenas’ 50 perfume
E qual a previsão para o mercado de perfumes neste ano? “Eu acho que vamos ter a ascensão da perfumaria de nicho, importada e nacional. E com isso, a proliferação da cultura de se perfumar como um hobby e também estilo de vida”, diz Jordão.
Para o influencer, a principal dificuldade para atuar nesse mercado no Brasil é a falta de cultura e informação sobre o assunto. “Muitas pessoas não entendem a importância do perfume como uma extensão do look e do visual, e acabam usando qualquer coisa em qualquer ocasião. Muitas pessoas ainda tratam o perfume como simplesmente um desodorante, sendo que ele vai muito além disso. Ele pode te ajudar a complementar o estilo e até mesmo a se expressar e criar identidade”, conclui.