PL 3081/2022: médico cita prejuízos que projeto de lei pode causar às profissões

Publicado em

O Projeto e Lei 3081/2022, que visa desregulamentar algumas profissões, tem levantado um debate entre profissionais de diversas áreas. O PL pode afetar 30 especializações, caso seja aprovado no Congresso Nacional. Ao desregulamentar uma profissão, deixa de ser exigida a formação profissional para exercê-la. As atividades afetadas são: psicologia, engenharia, jornalismo, fonoaudiologia, arquitetura, assistência social, entre outras.

O médico Dr. José Fernandes Vilas, especialista em psiquiatria clínica e neurologia, comenta que, caso o PL seja aprovado, trará prejuízos tanto para os profissionais da área da saúde mental, quanto para os pacientes. Ele pontua que, ao não exigir formação, pode haver um sucateamento das profissões.

“Se esse projeto for aprovado, teremos profissionais cada vez mais desacreditados e impróprios para o mercado. Aqueles especialistas que já existiam, podem entrar em um processo de sucateamento. Qual motivação terão para estudar e se especializar, sendo que qualquer outra pessoa pode fazer o que é feito, e sem graduação? A longo prazo, perderemos profissionais gabaritados”, disse.

“Um profissional não pode ser considerado um psicólogo se ele não passar por uma faculdade. Da mesma maneira, os outros especialistas de outras áreas. Nós temos que ter critérios de evolução. No final das contas, não teremos profissionais para atender o paciente, pois os que eram capacitados estarão se aposentando. Se tendo todas as especializações já é um desafio cuidar de um paciente com problemas de saúde mental, imagina um profissional que não estudou para isso? Nós corremos o risco de perder vidas”, completou.

Pl 3081/2022: Médico Cita Prejuízos Que Projeto De Lei Pode Causar Às Profissões
Dr. José Fernandes Vilas – Foto: arquivo pessoal

O médico explica que, dentro da graduação, todos são devidamente instruídos para cuidar do paciente. São quatro anos de faculdade, e outros dois de especialização. Primeiro, a teoria; depois, a prática. Todo o conhecimento é passado por profissionais que estão há mais de 20 anos no mercado.

“Essa pessoa não terá direcionamento para saber o que deve ler e como colocar em prática. A técnica exige experiência, que só é adquirida ao observar os outros profissionais. Não tem como alguém dizer que ‘amanheceu psicólogo’. Seu conhecimento será lapidado por quem já exercer a profissão há décadas. Então, não tem como, do nada, alguém exercer uma profissão”, conc

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Ultimas Noticias

Leia Tambem

Leia Mais