A macroeconomia é a área da economia que estuda a economia como um todo, incluindo agregados econômicos como o PIB, taxa de desemprego, inflação e balança comercial. Segundo o educador financeiro, Rodrigo Cohen, é ela que tenta entender como a economia funciona como um sistema e como políticas econômicas, além de compreender como os impostos e os gastos do governo, afetam esses agregados econômicos.
São alguns dos principais temas de estudo na macroeconomia o crescimento econômico, estabilidade econômica, desemprego, inflação e comércio internacional.
De acordo com Cohen, a macroeconomia tem uma grande influência sobre os investimentos, uma vez que as condições econômicas gerais podem afetar a rentabilidade dos investimentos. Por exemplo, se a economia estiver crescendo rapidamente, as empresas provavelmente terão lucros maiores, o que pode levar a um aumento dos preços das ações.
Por outro lado, se a economia estiver em recessão, as empresas podem ter lucros menores e os preços das ações podem cair. Além disso, a inflação e as taxas de juros também podem afetar os investimentos, pois podem afetar o valor dos títulos e a rentabilidade dos investimentos em renda fixa.
A política monetária e fiscal também podem influenciar os investimentos. Como exemplo do caso, Rodrigo enfatiza: “se o banco central reduzir as taxas de juros, isso pode estimular o crescimento econômico e levar a um aumento dos preços das ações. Por outro lado, se o governo aumentar os impostos ou reduzir os gastos, isso pode desacelerar o crescimento econômico e levar a uma queda nos preços das ações”.
Em resumo, os investidores devem estar cientes das condições macroeconômicas e das políticas econômicas, pois podem afetar significativamente a rentabilidade de seus investimentos. A análise macroeconômica é fundamental para entender o contexto econômico no qual as empresas estão inseridas e pode ajudar a identificar oportunidades e riscos para os investimentos.
Rodrigo Cohen finaliza alertando sobre uma série de eventos importantes que poderá ocorrer esse ano com um novo governo empossado. “Devemos ficar atentos e prezarmos pela diversificação”.
Conheça mais Rodrigo Cohen:
https://www.instagram.com/rodrigocohenoficial
https://www.youtube.com/rodrigocohenoficial
https://twitter.com/rodrigo_cohen
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa