Exibido por 36 anos no SBT, Chaves se tornou um fenômeno e conquistou o público da emissora de Silvio Santos e possui fãs espalhados por todo o Brasil até hoje.
Porém, Chaves deixou de ser exibido na TV aberta em agosto de 2020 por causa de uma desavença entre a Televisa e o Grupo Chespirito, representados pelos herdeiros de Roberto Gómez Bolaños.
O problema com os proprietários dos direitos fez o seriado sumir não só da televisão, mas também de plataformas de streaming, pois estava disponível no Prime Video e também na TV por assinatura, visto que a Globo tinha os direitos e exibia os episódios no Multishow.
Chaves, porém ainda mantém um público fiel na plataforma do YouTube. Como o humorístico não tem um “dono” no Brasil, a única forma de os fãs da comédia assistirem aos episódios passou a ser a plataforma de vídeos. Mesmo sem direitos, alguns canais usam gravações exibidas de SBT ou Multishow e bombam com milhões de visualizações.
Uma pesquisa realizada pelo termo Chaves na última sexta-feira (26) no YouTube, de acordo com levantamento feito pelo Notícias da TV, trazia como primeiro vídeo uma “Maratona Chaves em HD, mais de 4 horas de alegria”, que acumulava mais de dois milhões de visualizações em menos de um ano de publicação.
O Verdadeiro Fenomeno
Já outro vídeo, disponível há um mês com nome “Chaves, compilação de 1 hora e 10 minutos em alta qualidade”, tinha sido reproduzido mais de 800 mil vezes em apenas um mês. Há episódios ainda que contam com mais de 17 milhões de visualizações.
Chapolin também já aumentou a audiência de alguns canais e virou fenômeno, assim como Chaves. Existem alguns produtores de conteúdo no YouTube que não mostram os capítulos na íntegra, mas são especialistas em listas com curiosidades e notícias sobre o universo dos personagens de Roberto Gómez Bolaños.
O Vila do do Chaves, por exemplo, acumula 462 mil inscritos, enquanto o Fórum Chaves tem mais de 2,5 milhões de fãs. Com um público cativo, caso o seriado volte para a TV aberta continuará fazendo sucesso.