A médica endocrinologista Raquel Menezes explica que a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano, localizada no pescoço de cada pessoa e atua na produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A sua função é regular algumas estruturas mais importantes do organismo humano como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.
O seu funcionamento irregular pode afetar a fertilidade, o humor, o ciclo menstrual, a memória e o equilíbrio emocional, ademais, também pode interferir no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Devido a isso, ela liberará hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo).
“No hipotireoidismo, a tireoide produz menos hormônios do que deveria, então uma pessoa sente mais sonolência, batimentos cardíacos lentos, cansaço, ganho de peso, depressão e intestino preso. Já no hipertiroidismo, as funções do organismo atuam mais rápido do que deveriam, então a pessoa sente mais agitação, o sono piora, o intestino fica desregulado, o suor é excessivo, entre outros sintomas”, explica a doutora.
Nódulos assintomáticos também podem aparecer devido a todos esses sintomas, e por isso, é muito importante estar atento à saúde para conseguir o tratamento médico precoce e não ter complicações futuras. Marcando uma consulta com o endocrinologista, o paciente será avaliado e terá que fazer exames específicos para que o médico entenda as alterações anormais. O objetivo será restabelecer as funções do organismo, prevenir agravamentos e garantir a qualidade de vida do paciente.
Conheça mais Raquel Menezes: https://instagram.com/draraquelmenezes
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa