Quando uma pessoa se força durante o trabalho ou até mesmo sobre uma atividade em que ela goste muito de realizar, seja com o físico ou intelectual, muitas das vezes, ela acaba não sendo tão produtiva quanto deveria ser. Isso se dá ao fato que o ser humano precisa de equilíbrio. Por conta disso, é necessário saber regrar os momentos de esforço e de descanso.
Conforme a especialista Thais Godinho explica, no esporte, por exemplo, um jogador entende que seu corpo precisa de uma pausa para que os músculos possam oxigenar. O mesmo vale para todas as outras áreas. É preciso entender o momento para cada coisa da vida, consequentemente, isso leva o profissional a ter um dia mais produtivo não apenas para a empresa em si, mas para conseguir se sentir mais saudável desde que acorda, até a hora em que vai dormir.
Dona do perfil do Instagram sobre vida organizada com mais de 194 mil seguidores, Thais acredita que o segredo está em não se cobrar o tempo inteiro no dia a dia. É preciso ter o entendimento de que em um momento ou outro é normal não estar bem e com isso, saber que é necessário tirar um tempo ócio para se recuperar.
Entretanto, quando se fala em descansar, existe uma dúvida sobre o que é de fato praticar algo sob lazer e estar sob ócio. De acordo com a profissional, lazer é quando o indivíduo realiza uma atividade na qual ele gosta, como por exemplo, ler um livro. Esse ato, ainda sim, se torna um esforço mental, uma vez que é preciso forçar a mente ao entendimento do que está lendo.
Já o ócio é o ato de simplesmente não fazer nada. “Quando estamos tomando banho e deitamos na cama para dormir, nós relaxamos. Isso faz com que a nossa mente descanse e muitas das vezes esses são os momentos em que as ideias passam a surgir”, explica.
Apesar de ainda existir o estigma de que ficar sem fazer nada é perda de tempo, comprovadamente existem histórias de grandes profissionais que através do ócio realizaram grandes feitos. Um exemplo é do Bill Gates, famoso por tirar uma semana para si, isolando-se de tudo e todos. Recorrentemente, ao retornar ao trabalho, o mesmo traz consigo novas ideias geniais para a Microsoft.
“O segredo é saber balancear os momentos para estar em atividade e ficar sem fazer nada. De um modo geral, um acaba complementando o outro, levando a ter uma grande produtividade no final” finaliza.
Conheça mais Thais Godinho:
https://www.instagram.com/vidaorganizadaoficial
https://linktr.ee/vidaorganizadaoficial
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa